quarta-feira, março 21, 2007

Terrorismo

Mais um texto escrito em 2001 por um autor de 15 anos.... relendo hoje posso dizer que está um lixo total. Mas vou publicar aqui só para lembrar que um dia eu já escrevi tanta besteira.

-------------

Todos os movimentos terroristas, por mais diversos que sejam, possuem um aspecto em comum: a causa. Independentemente de sua localização, de seus líderes, de sua ideologia, é sempre o ódio que está por traz.
As diferenças de religiões podem ser uma das origens dessa intolerância, além das diferenças raciais e profundas desigualdades econômicas. Com o objetivo de causar destruição e mortes, os autores direto geralmente perdem as suas vidas também, demonstrando o tamanho de sua desilusão com o sistema vigente e, também, até que ponto pode chegar a fé humana por uma religião ou ideologia.
Pela definição do dicionário, o terrorismo é o modo de governar baseado no terror ou na realização de atentados. Ou seja, define-se que o terrorismo está sempre buscando alterar as relações de poder, visando a um novo governo. Os atentados são, então, uma forma de, ao mesmo tempo, desestabilizar o modelo atual e chamar atenção para as suas reivindicações.
Outro fator que vem ampliando os grupos terroristas atualmente é o ultra-nacionalismo – à la Hitler e Mussolini - , que vem ganhando muita força nas nações de União Européia. Nestas, o crescente desemprego vem motivando discursos que culpam a presença de estrangeiros.
Esses atentados surtem efeitos danosos à economia mundial, gerando insegurança nos possíveis investidores e queda generalizada nas ações de diversas empresas dos países alvos e das nações presentes em sua área de influência. Além disso, estes ataques não levam, na maior parte dos casos, à consolidação dos objetivos propostos pela fé/ideologia dos grupos autores dos ataques. Pelo contrário, após um ataque é comum a represália por parte do país alvo, que acarretará em mais ódio no Estado de origem.

Nenhum comentário: